sábado


Catasetum barbatum


Nome Popular: "Cola de Sapateiro"
Cultivo: vaso de barro, substrato de xaxim.
Adubação: Bastante adubo na fase de crescimento. Terminada esta fase suspender a adubação.
Rega: Uma vez que estas plantas só crescem durante um curto período, a planta necessita armazenar uma grande quantidade de água. Portanto, devem ser regadas com abundância enquanto as folhas novas estão se formando. Tão logo os pseudobulbos estiverem maduros, reduzir gradualmente a freqüência da rega. As folhas irão amarelar e começar a cair. Neste momento, a rega deverá ser interrompida completamente até que um novo período de crescimento comece novamente. Regar a planta durante este período somente se apresentar graves sinais de enrugamento. A rega excessiva pode fazer com os pseudobulbos apodreçam e morram.

Em 1949 Hoehne registrou em sua obra Iconogragia de Orchidaceas do Brasil a existência de 75 espécies do gênero Catasetum. Porém, outras fontes bibliográficas atuais apontam a existência de mais de 123 espécies e 5 híbridos naturais. Novas espécies continuam a ser encontradas, principalmente no interior do Brasil. Encontramos Catasetum na América Central, Guiana, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador e Brasil, onde se encontra a maior quantidade de espécies, desde o Amazonas até Santa Catarina. O Catasetum barbatum Lindl. é encontrado no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, inclusive nos arredores de Divinópolis, e sua floração acontece em janeiro - fevereiro. Geralmente são encontrados em palmeiras e em nossa região são comumente vistos em palmeiras da espécie buriti (Mauritia vinifera), também conhecida como "palmeira-dos-brejos".
Outras espécies de Catasetum encontradas em Minas Gerais: C. atratum Lindl., C. blancki e C. globiflorum Hook. Em outras partes do país encontramos C. burgerothii, C. discolor, C. fimbriatum, C. macrocarpum, C. pileatum, C. ochraceum, C. saccatum, C. gnomus, C. spitzii, C. cassideum, C. vinosum, C. trulla, C. cirrhacoides, C. rooseveltianum e C. juruenënse, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário